Brasil, o país da diversidade étnica

Brasil, o país da diversidade étnica

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Pesquisa sobre diversidade no âmbito das escolas





Foi realizada pelos idealizadores do blog uma pesquisa sobre diversidade/preconceito no Colégio Gama Filho, colégio da rede privada, localizado no bairro da Piedade, zona norte da cidade do Rio de Janeiro.
Foram entrevistados alguns alunos na faixa etária de 14 a 17 anos, todos cursando a primeira série do Ensino Médio. 
    Utilizamos um questionário, onde foram colhidas informações sobre o tema anteriormente citado.
Com este, podemos observar a opinião dos alunos sobre o tema diversidade/preconceito e sua relação na sociedade, família e escola.

Pesquisa realizada entre os dias 12 e 19 de Novembro de 2010.

Sendo assim apresentamos os seguintes dados :


1º Questão levantada:


Foi perguntado se era e conhecimento dos alunos a identidade dos povos que deram origem ao povo brasileiro.

Apenas 1/3(15 %) dos alunos não souberam responder. Sendo que a maioria(75 %) demonstrou um conhecimento apenas parcial sobre o assunto, se limitando a responder  sobre os europeus e africanos, ignorando os indígenas que possuem uma forte marca em nossa identidade étnica.


2º Questão :


Foi questionado como o aluno avalia a diversidade cultural existente no povo brasileiro.

Houve quase unanimidade(81 %) na opinião de que este fator é uma qualidade existente na etnogênese brasileira. Apenas 6 % dos  alunos consideram um defeito e apenas 13% se posicionaram de forma indiferente.


3º Questão :


Foi indagado aos alunos se eles identificam alguma forma de preconceito em suas famílias.

 Nesta questão,  50% dos alunos disseram  nunca ter observado nenhuma manifestação ou comentário  preconceituoso no ambiente familiar.
Porém um percentual considerável( 31 %) dos alunos respondeu quase nunca observar  a existência de manifestação preconceituosa, e apenas alguns alunos(19 %) responderam observar com frequência.

4º Questão :

Nesta questão, foi questionado apenas aos alunos que responderam  anteriormente observar alguma forma de preconceito em seu ambiente familiar.

Houve um equilíbrio literal entre o preconceito racial e religioso(36 % cada ), seguido de perto pelo preconceito de gênero(28%).

5º Questão:

Questionamos aqui aos alunos se assunto da diversidade/preconceito é tratado em sua escola de forma clara e maciça.

A maioria( 68%) respondeu que frequentemente é abordado este assunto em sua escola, apenas 18 % reponderam quase nunca e apenas 14 %  responderam  nunca.

 6º Questão :

Questionamos se os alunos já observaram algum tipo de preconceito em sua escola.

Houve um equilíbrio nas respostas, mas a maioria( 56%) respondeu já ter observado. Dentre estes foi quase unânime o preconceito racial(70 %), sendo citado também o religioso, o de gênero e o social(cada um com (10 % cada).

7º Questão:

Pedimos a opinião dos alunos sobre qual seria a forma mais eficaz de tratar o tema diversidade/preconceito no ambiente escolar.

Tivemos diversas sugestões como  respostas dentre as quais se destacam;  mais aulas expositivas sobre o tema, a utilização de mídias (filmes, peças de teatro...) e campanhas interdisciplinares.

8º Questão:

Perguntamos a cada aluno, se já foi alvo de alguma manifestação  preconceituosa.

 A maioria(68 %) respondeu que não. Sendo que dentre aqueles que responderam sim(32%), voluntariamente todos citaram o tipo de preconceito mesmo sendo facultativo no questionário quanto a esta resposta.
O bullying(60%)  e o preconceito racial(40%) destacaram-se  como como as manifestações mais citadas.

9° Questão :

Perguntamos aos alunos como eles reagem ao ver alguma manifestação preconceituosa no seu dia-a-dia.

A maior parcela dos entrevistados(68%) respondeu ficar indignada, apenas 25 % responderam ficar indiferente e apenas 7% mencionaram achar natural.

10º Questão :

Mais uma vez pedimos a opinião dos alunos sobre alguma questão. Desta vez indagamos sobre qual seria a forma mais eficaz de reduzir o preconceito na sociedade em geral.

A maioria(60%) respondeu  que a educação no seio familiar seria a forma mais eficaz, seguida de educação na escola(30%), campanha governamentais( 5%), educação através dos meios de comunicação(3%) e adoção mais abrangente de políticas públicas(2%)  respectivamente.


A equipe do blog Historiosofia Social ,gostaria de agradecer ao corpo docente do Colégio Gama Filho,assim como o corpo docente do Colégio Estadual Ferreira Viana, pelo auxílio desempenhado ao nosso trabalho. Agradecemos também aos alunos abordados pela voluntariedade .

3 comentários:

  1. Eu queria saber os dados numericamente, ou seja, qual a porcentagem de cada resposta.

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  2. oi! fiquei chocada em saber que os alunos não lembraram dos indígenas como formadores da sociedade brasileira. bjs!

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